quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Precisamos falar abertamente sobre a Jodi.


  • Antes de começar esse texto devo colocar três avisos sobre ele,para as outras pessoas que irão lê-lo no futuro.
  • Pessoas de 1,70 até 1,80 vocês não possuem lugar de fala nesse texto.
  • Esse texto não é uma crítica sobre o filme,mas sim um desabafo e um direcionamento sobre o que a Jodi realmente representa.
  • Estou escrevendo esse texto em um momento complicado para os meus hormônios,então ele será emocional.




O ato de tentar se diminuir para se esconder,foi durante muito tempo uma rotina para mim,mas é claro que eu não conseguia e aqui vai a minha primeira crítica negativa sobre a atitude do roteirista de retirar 2 centímetros da altura real da atriz Ava Michelle Cota para tornar a personagem Jodi mais bem aceita aos olhos do público alvo dessa "Comédia".

Coloquei o gênero elegido para o filme entre aspas para enfatizar que apesar de eu ter rido em alguns momentos ser como a Jodi não tem graça nenhuma e que essa questão não deveria ser tratada de forma romantizada e nem muito menos em um tom jocoso,como muitas vezes o filme trata.




Agora tirando a romantização escrachada e algumas piadas horrorosas,devo admitir que o filme pode ser um bom ponto de partida para que mais diretores avaliem de verdade o problema,e comecem a produzir filmes que tratem do problema bullying com pessoas de diferente estatura por razão genética ou problemas de nanismo da forma que devem ser tratados,com seriedade e atenção.




Agora saindo da história da Jodi e entrando na minha,eu nesse blog me apresento o tempo todo como Scarlett pois esse é o pseudônimo que eu venho usando desde os meus 16 anos para assinar minhas histórias,mas agora dentro desse assunto eu irei me despir desse meu disfarce e falarei sobre a jovem que está por trás dessas palavras. Eu me chamo Rayane, a escolha do meu nome foi uma confusão e a minha vida tem sido uma constante confusão até hoje;Mas eu tento e tento cada dia me ajustar a tudo isso,Ava e eu estamos separadas por 5 anos de diferença na idade,pela cor da pele já que eu sou negra e por exatamente 0,15 centímetros de altura. Sim é muito pouco,mas só eu sei a enorme diferença que esse número já fez e ainda faz na minha história até aqui,eu como ela fui chamada de Amazona,Girafa,Edifício,Coqueiro,King Kong,Torre Eiffel,Gigante,Tiranossauro e etc. Porque eu já me esqueci de alguns confesso mas ouvi isso durante muito,muito tempo e as vezes ainda ouço.
A Clássica perguntinha ridícula: -Como está o tempo aí em cima?
Eu ouço ainda enquanto estou caminhando na rua e sou parada por vários adultos que me tratam como se eu fosse uma atração de circo ou um animal exótico todos os dias.
Mas eu ainda não cheguei na pior parte,a pior parte são aqueles que tentam me rotular como se eu fosse obrigada a ser atleta ou a ser modelo porque se eu não fizer "Bom proveito desse dom que Deus me deu,eu estarei desperdiçando minha vida e dinheiro".

Ouvir isso é sempre doloroso não é meus irmãos em altura?Eu sei bem qual é a dor de nenhuma roupa ficar bem em você,Eu sei bem qual é a dor de não encontrar sapatos para o seu pé que estejam em preços acessíveis para as condições da sua família,Eu sei bem qual é a dor de se sentir uma aberração e um monstro o tempo todo.
Alguns irão dizer que eu estou exagerando e generalizando o sentimento alheio,mas eu estou?Ou são esses alguns que vão dizer isso na busca de não realmente se incomodar com o que eu escrevo?
Eu também tive outros problemas ao longo dos meus 22 anos mas isso não vem ao caso,e é assunto para a minha terapeuta quem vem me ajudando muito a manter o meu auto controle e a evoluir a minha forma de pensar sobre mim mesma e os outros.

Mas eu quero finalizar esse texto dizendo que os problemas representados na pele da Josi são enfrentados por nós mulheres com mais de 1,90 todo santo dia e só nós sabemos o que é sentir o que nós sentimos e viver como nós vivemos. Nós somos a parte que o mundo quer tratar como exótica pelo tamanho,e as mulheres que recebem perguntas que muito incomodam como :-É difícil para arrumar namorado né?
-Você quando casar seu noivo vai ter que subir em um banquinho para beijar você né?
-Por quê você não usa salto alto?
-Por quê você não toma remédios para parar de crescer?
E eu me recuso a continuar repetindo,e encerro dizendo que SIM NÓS SOMOS ENORMES TA BOM?SOMOS SIM. SOMOS ENORMEMENTE PODEROSAS,E SIM VOCÊS DEVIAM TOMAR CUIDADO COM A GENTE SABE POR QUÊ? PORQUE NÓS ESTAMOS EXAUSTAS DE SER TRATADAS COMO ATRAÇÃO E ESTAMOS CANSADAS DE SER TAMBÉM OLHADAS COMO FETICHE, E COM ESTRANHEZA. ESTAMOS CANSADAS DE SER ROTULADAS E CONHECIDAS APENAS POR NOSSOS TAMANHOS,E NÃO PELO QUE REALMENTE SOMOS. Eu sou muito mais que uma garota de 2,00 metros de altura,eu sou uma filha,uma boa amiga,uma escritora,uma estudante e acima disso tudo eu sou uma lutadora e com as cicatrizes que eu tenho eu me fortaleço dia após dia para provar ao mundo que mulheres enormes como eu são verdadeiramente muito mais do que parecem.

Eu me chamo Rayane e nós precisamos parar de tratar as pessoas que são diferentes de nós como se não fossem humanos ou normais pra ontem,antes que mais jovens acabem morrendo em cirurgias e através do uso de remédios porque precisam parar de crescer para não incomodar os olhos alheios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário