quarta-feira, 18 de setembro de 2019

O Demonologista - Resenha.


Desde a primeira vez que eu vi um filme citando o livro "Paraíso Perdido" do filósofo John Milton,eu tive vontade lê-lo,e agora terminada a leitura dessa obra de Andrew Pyper que também foi inspirada nela,minha vontade de ler Milton só aumentou mais 100 vezes.Como o livro é dividido em três partes basicamente falando eu também irei dividir esta resenha em três partes,onde a primeira será dando a minha opinião sobre o medo causado em mim, a segunda um apanhado geral sobre o livro e a ultima explicando para que tipo de público eu o recomendaria. E talvez eu acabe adotando esse modelo de divisão para as próximas resenhas dos livros desse tipo.

Primeira Parte (O Medo): O Demonologista não está interessado em fazer você temer a ira de Lúcifer,nem muito menos quer fazer com que você pense duas vezes antes de dizer o nome de um demônio em voz alta,ele quer que você saiba que é preciso muito menos que isso para que você se sinta atormentado,assombrado,deprimido e derrotado.
O medo quer atingir sua mente,sabotar seu entendimento sobre o que é real e o que não é,o medo quer fazer você se sentir consumido e cada vez mais e mais afogado em um mar de depressão e melancolia. Já que é assim que o personagem se sente em boa parte do livro e é através desse sentimento de constante tristeza e melancolia que nós somos levados a conhecer um dos mais velhos residentes do inferno,aquele está entre os 13,aquele que se aproxima dos mais frágeis para humilha-los,aquele que gosta muito de pensar que muitos um dia se curvaram todos de uma vez perante a ele. Eu não vou escrever o nome dele aqui,esse é um spolier que eu me recuso a dar,Vamos chama-lo apenas de Tobby.
Tobby me deu semanas de bloqueio criativo como recompensa,além das duas noites sem dormir,e de inúmeras dúvidas que eu duvido ser capaz de saciar um dia,ele se excita com a ruína e a confusão que ele causa nos humanos que ataca então prepare-se para desconhecer a si mesmo porquê por muitas vezes ele vai desafiar todas as suas crenças e princípios.



E lembre-se sempre: "Eles estão no meio de nós".






Segunda Parte( O Livro) : Editado pela Darkside Books,Escrito por Andrew Pyper e eleito como um Best Seller pelo The New York Times, O Demonologista é um livro de suspense/horror psicológico que aborda a história de um homem chamado David Ulman,o professor do departamento de inglês da Universidade de Columbia em Manhattan um especialista em mitologia e narrativa religiosa judaico-cristã que em um "acidente" acaba perdendo sua filha Tess uma menina que apesar do ar doce que exala e da leveza de seu sorriso,adquiriu em sua mente a melancolia de seu pai,que é como uma nuvem negra que toma o presente dela e se revela de várias formas como algo maligno.
David revela várias vezes que os verdadeiros demônios estão dentro de nós e que nossas mentes eles habitam,e que cabe a nós descobrirmos como impedir que eles assumam to controle total sobre elas,e com isso nós somos levados ao início de nossa aventura onde perdemos Tess,e logo depois conhecemos a segunda aparição e uma das mais reveladoras do nosso antagonista.
-"A noite eles Saberão nossos números."
E após essa revelação nós somos jogados em uma espécie de caça ao tesouro macabra onde o que buscamos é a salvação de alguém que parece a muito perdida,mas a jornada e a empatia direta com David diante da tragédia apresentada nos faz querer continuar procurando,perguntando,assistindo,sofrendo e entendendo até chegarmos onde queremos. No meio da nossa busca somos atormentados por alucinações,aparições,vozes,sonhos e até mesmo situações extremamente indesejáveis. E ao fim que não se mostra nem um pouco previsível diante dos rumos escolhidos pelo autor nos leva ao pesar e a compreensão do mesmo só vem tempos depois e dificilmente será completa sem uma releitura.




Terceira Parte(Pra quem eu recomendo?): Recomendo esse livro para todos os amantes do horror psicológico que não se importem em se perder em meio a alucinações desconfortáveis e que não tenham medo de encarar as sensações de agonia,morte,sofrimento e depressão que esse antagonista com seu discurso e atmosfera nos causam.

De resto,se você não é nenhum dos acima mas quer começar a ler livros desse tipo,sinta-se intimado a tê-lo em sua estante,ou em seu Kindle,ele vale muito a pena,não só pelo entretenimento,mas também pelos ensinamentos.




-Obrigada pela leitura!

Um comentário: